Mazda CX‌-30 Forum banner

Problema com a fechadura da porta traseira

3.8K views 10 replies 6 participants last post by  BraumaZ  
#1 · (Edited)
Espero poder usar os vossos cérebros colectivos...

Revirei as definições do carro e não consegui encontrar uma solução, por isso não sei se isto é simplesmente um capricho irritante do carro ou se perdi alguma coisa (totalmente possível!).

Então, quando entro no carro usando a entrada sem chave ou usando o controlo remoto, todas as portas (dianteiras e traseiras) destravam e permitem o acesso ao carro.

No entanto, depois de conduzir e tentar sair do carro, as portas da frente abrem por dentro ou por fora, mas as portas traseiras não abrem ao usar as maçanetas externas ou internas, a menos que o controlo remoto seja usado ou o botão de destravamento da porta no porta do motorista é pressionado). Isso pode ser bastante irritante às vezes.

Não sou só eu que notei isso, minha esposa e filha também reclamam disso. Para mim, nunca foi um grande problema, mas elas usam o carro para ir trabalhar e fazem uso frequente dos bancos traseiros para transportar seus laptops, etc.

Eu duvidava que o interruptor de segurança para crianças nas portas traseiras fosse o problema (pois eu esperava que as portas ainda pudessem ser abertas por fora), mas verifiquei de qualquer maneira e as travas para crianças não estão em operação.

Eu perdi alguma configuração que pode ser alterada para permitir que todas as portas abram depois que a ignição é desligada, em vez de apenas as portas da frente?

#2 ·
Espero poder usar a inteligência coletiva de vocês...

Revirei as configurações do carro e não consigo encontrar uma solução, então não sei se isso é simplesmente uma peculiaridade irritante do carro ou se perdi alguma coisa (totalmente possível!).

Então, quando entro no carro usando a entrada sem chave ou usando o controle remoto, todas as portas (dianteiras e traseiras) destravam e permitem o acesso ao carro.

No entanto, depois de dirigir e tentar sair do carro, as portas dianteiras abrem por dentro ou por fora, mas as portas traseiras não abrem ao usar as maçanetas externas ou internas, a menos que o controle remoto seja usado ou o botão de liberação da trava da porta na porta do motorista seja pressionado). Isso pode ser bastante irritante às vezes.

Não sou eu que percebi isso, minha esposa e minha filha também reclamam disso. Para mim, nunca foi um grande problema, mas elas usam o carro para ir ao trabalho e fazem uso frequente dos bancos traseiros para carregar seus laptops, etc.

Eu duvidei se o interruptor de trava para crianças nas portas traseiras era o problema (pois eu esperaria que as portas ainda pudessem ser abertas por fora), mas verifiquei de qualquer maneira e as travas para crianças não estão em operação.

Eu perdi alguma configuração que pode ser alterada para permitir que todas as portas abram depois que a ignição é desligada, em vez de apenas as portas dianteiras?
Não tenho certeza de como o travamento automático das portas está configurado, mas tente: CONFIGURAÇÕES>CONFIGURAÇÕES DO VEÍCULO>TRAVAS AUTOMÁTICAS DAS PORTAS e selecione Travar: Durante a condução, Destravar: Ignição desligada. Se isso não ajudar, na mesma seção, tente Restaurar configurações de fábrica e, em seguida, verifique a configuração novamente.

#5 ·
Não tenho certeza de como o bloqueio automático da porta está configurado, mas tente: CONFIGURAÇÕES>CONFIGURAÇÕES DO VEÍCULO>BLOQUEIOS AUTOMÁTICOS DA PORTA e selecione Bloquear: Durante a condução, Desbloquear: Ignição desligada. Se isso não ajudar, tente na mesma seção Restaurar configurações de fábrica e, em seguida, verifique a configuração novamente.
Obrigado por isso. Eu já tinha verificado as configurações, mas não pensei em fazer uma redefinição para os padrões e, em seguida, reconfigurar, se necessário. Vou tentar isso e avisarei.

#3 ·
Existe um bloqueio de segurança para crianças nas portas traseiras, que precisa ser ativado ou desativado com a chave física de segurança. Consulte o manual do usuário para o procedimento. Parece que esse recurso está ativado. Acho que isso se aplica a todos os CX-30, mas é possível que não se aplique ao modelo do Reino Unido.

#4 ·
Há um bloqueio de segurança para crianças nas portas traseiras, que precisa ser ativado ou desativado com a chave física de reserva. Consulte o manual do usuário para o procedimento. Parece que esse recurso está ativado.
Obrigado pela sua resposta. Já verifiquei que o bloqueio de segurança para crianças das portas traseiras não está ativado.

#6 ·
@agentSmith Estou reportando com minhas descobertas. Então, verifiquei as configurações de destravamento da porta e elas estavam definidas para "...Destravar, Ignição Desligada". Então, redefini as configurações de fábrica e, em seguida, verifiquei se a configuração "...Destravar, Ignição Desligada" foi selecionada novamente e, para minha surpresa, tudo está funcionando como eu esperava - ou seja, todas as portas destravam quando a ignição é desligada, e não apenas as portas dianteiras. As portas traseiras agora podem ser abertas sem apertar nenhum botão (acompanhado por alguma linguagem colorida às vezes!).

Vou ficar de olho nas coisas para ver se as portas do carro se comportam mal novamente, mas parece tudo bom até agora. Tentei as fechaduras das portas traseiras 3 vezes hoje após viagens curtas de carro e tudo está bom.

Obrigado novamente pela sua ajuda! Na verdade, em uma vida anterior, eu era engenheiro de sistemas de TI, então eu deveria saber que deveria tentar isso, pois às vezes uma configuração do programa precisava ser alternada para funcionar, mesmo que estivesse mostrando como "ligado" (ou vice-versa). Ainda assim, todo o crédito para você, você deu o pontapé inicial no meu cérebro e você merece os elogios!

#7 ·
@agentSmith Estou relatando minhas descobertas. Então, verifiquei as configurações de destravamento da porta e elas estavam definidas como "...Destravar, Ignição Desligada". Então, redefini as configurações de fábrica e, em seguida, verifiquei se a configuração "...Destravar, Ignição Desligada" foi selecionada novamente e, para minha surpresa, tudo está funcionando como eu esperava - ou seja, todas as portas destravam quando a ignição é desligada, não apenas as portas dianteiras. As portas traseiras agora podem ser abertas sem apertar nenhum botão (acompanhado por uma linguagem colorida às vezes!).

Vou ficar de olho nas coisas para ver se as portas do carro se comportam mal novamente, mas parece tudo bom até agora. Tentei as fechaduras das portas traseiras 3 vezes hoje após viagens curtas de carro e tudo está bom.

Obrigado novamente pela sua ajuda! Na verdade, em uma vida anterior, eu era engenheiro de sistemas de TI, então eu deveria saber tentar isso, pois às vezes uma configuração do programa precisava ser alternada para desligado/ligado para funcionar, mesmo que estivesse mostrando como "ligado" (ou vice-versa). Ainda assim, todo o crédito para você, você deu o pontapé inicial no meu cérebro e você merece os elogios!
Fico feliz em ajudar.

#9 ·
Pessoalmente, quando paro para abastecer, prefiro não destrancar todas as portas, permitindo o acesso de criminosos do outro lado do carro, mas cada um com seus gostos.
Concordo, prefiro usar o chaveiro ou o botão de destravamento na porta do motorista para abrir as portas traseiras e de gasolina do que deixá-las acessíveis. Sou uma mulher que foi importunada (não fisicamente) enquanto colocava compras no meu carro ou bombeava gasolina. Também deixo meu carro para pagar dentro, pois muitos dos postos de gasolina perto de onde moro colocam uma retenção de US$ 75 a US$ 150 em meus cartões de crédito quando pago na bomba por (geralmente) menos de US$ 30 de gasolina. Eles não colocam a retenção quando pago dentro. Adoro o recurso de travamento automático e leva apenas um segundo para estar seguro.