Mazda CX‌-30 Forum banner
21 - 39 of 97 Posts
  • Várias vezes na minha garagem ou após uma viagem de 6 horas... parece que depois de abrir/fechar a mala ou as portas 3/4 vezes ou se eu deixar o carro sozinho por um ou dois dias... eu recebo este alarme.
  • Erro de bateria fraca de 12v dizendo para ligar o carro
  • 2021 Turbo Premium
  • O carro ainda ligava
  • Ainda não
  • Inseguro
Isto realmente fede só de saber que tenho que ter cuidado e garantir que ligo o carro com frequência, ou que não abro muito uma porta :/. Não estou a fazer nada de louco como ouvir rádio, deixar as luzes acesas, etc.... apenas a embalar e desembalar o carro.... e nem consigo fazer isso sem receber um aviso. Já conduzi cerca de 1,3k até agora e isso acontece quase todas as viagens.
Contacte o seu REVENDEDOR, existe uma atualização de software MDARS para problemas de descarga da bateria, a Mazda está bem ciente dos problemas, existem alguns diferentes, incluindo a atualização de software da unidade TCU ou de telemetria para acesso remoto a aplicações com operadoras de telecomunicações, discuta com o Revendedor, existem boletins sobre o problema de descarga e uma solução.

Entre em contato com seu REVENDEDOR, há uma atualização de software MDARS para problemas de descarga da bateria, a Mazda está bem ciente dos problemas, existem alguns diferentes, incluindo uma atualização de software da unidade TCU ou de telemetria para acesso remoto ao aplicativo com operadoras de telecomunicações, discuta com o Revendedor, existem Boletins sobre o problema de descarga e uma solução.
Olá, criei uma nova conta para comentar sobre este tópico.

Comprei meu CX-30 2021 em maio de 2021 nos EUA. Tenho o problema de alarme da bateria desde o primeiro dia da compra.

Fui ao meu revendedor local hoje e eles não conseguiram encontrar nenhuma atualização ou Boletins para uma solução para o problema de descarga. Eles só encontraram um Alerta de Serviço - SA-005/2. O que não ajuda porque diz que sua bateria está fraca, por favor, ligue o motor.

Se alguém tiver o número do Boletim de Serviço para os EUA, por favor, nos avise.

Olá da Finlândia! Também tenho um problema de bateria no meu CX-30, comprado há 3 semanas. Liguei para um concessionário e eles estão procurando uma atualização de software. A bateria estava cheia, dirigi 60 km e depois 30 km. Na manhã seguinte, abri as portas e a mala. Depois de cerca de 15 minutos, apareceram mensagens: BATERIA FRACA e LIGUE O MOTOR PARA CARREGAR A BATERIA. Medi a voltagem restante e era de 12,3 V. Alguém sabe se existe uma solução funcional para este problema? Cumprimentos Ari

Estou interessado em saber se existe uma solução, pois não posso confiar no meu cx30. Depois de 8 semanas, ele morreu. Tive que ligar para a assistência da Mazda, que me informou que a bateria estava descarregada. Levaram-no ao meu concessionário local, que posteriormente disse que eu precisava dirigi-lo de 20 a 30 milhas a cada dois dias e, se não o fizesse, precisava colocá-lo para carregar em gotejamento. Fomos ao showroom e eles disseram que entrariam em contato conosco, mas não o fizeram até que eu colocasse algo em seu feedback. Meu marido falou com eles ontem e perguntou o que acontece se deixarmos no aeroporto e formos embora por 2 ou 3 semanas e eles disseram para ligar para a assistência, mas eles só levarão seu carro por 25 milhas ou você pode deixá-lo em carga lenta.

Estou interessado em saber se existe uma solução, pois não posso confiar no meu cx30. Depois de 8 semanas, ele morreu. Tive que ligar para a assistência da Mazda, que me informou que a bateria estava descarregada. Eles o levaram ao meu revendedor local, que subsequentemente disse que eu precisava dirigi-lo de 20 a 30 milhas a cada dois dias e, se não o fizesse, precisava colocá-lo para carregar. Fomos ao showroom e eles disseram que entrariam em contato, mas não o fizeram até que eu colocasse algo em seu feedback. Meu marido falou com eles ontem e perguntou o que acontece se o deixarmos no aeroporto e formos embora por 2 ou 3 semanas e eles disseram para ligar para a assistência, mas eles só levarão seu carro por 25 milhas ou você pode deixá-lo para carregar.
Pilha de bobagens. Ameacei meu revendedor com uma ação judicial se o carro não fosse consertado. Demorou 3 visitas, mas finalmente, eles encontraram um curto-circuito em um relé que precisava ser substituído e, em seguida, trocaram a bateria. Como eles fizeram os dois, não houve mais problemas. Eles também sugeriram dirigir o carro a cada dois dias, mas lembrei-lhes que meu último carro podia ficar duas semanas sem nenhum problema. Continuei avisando-os que, se fosse para uma 4ª visita e não fosse consertado, eles comprariam o carro de volta. Espero que você também consiga resolver isso, pois, caso contrário, é um carro maravilhoso.

Recebi o carro em 27 de julho.

30 de julho, alarme de bateria fraca aciona - falei com o revendedor que disse que provavelmente era devido ao veículo não ter sido usado durante o transporte para o revendedor e que o alarme vai desaparecer depois que o carro fizer algumas viagens, então fui para casa e coloquei o carregador CTech na bateria.

3 de agosto e 7 de agosto, fiz algumas corridas de cerca de 150 km e em 21 de agosto, tive o alarme novamente.

24 de agosto, o carro foi para a primeira revisão e o revendedor disse para trazer o carro novamente no dia seguinte para que eles pudessem verificar. Bateria verificada para ser 725 cca (deveria ser 520 cca), então tudo bem.

30 de julho, voltei ao revendedor porque o alarme ainda estava aparecendo. Eles substituíram a bateria.

31 de agosto, dirigi 250 km e voltei no dia seguinte.

3 de setembro, alarme novamente, então fui ao revendedor e o carro agora está agendado para mais testes em 7 de setembro.

Hoje, notei um problema potencial onde o fio negativo da bateria está conectado ao chassi (topo da torre de suspensão). A rosca fêmea é pintada no meu carro, então passei um macho por ela e apliquei um pouco de Alminox na rosca do parafuso para melhorar a condutividade, pois já tive esse tipo de problema anteriormente. Fechei o capô e abri a porta - sem alarme!

Isso pode ser uma causa do problema - vou esperar até que o revendedor o verifique novamente e, se nenhuma ação for tomada, esperarei uma ou duas semanas para ver como vai.

Continua, Dino

Discussion starter · #29 ·
Olá da Finlândia!
Eu também tenho um problema de bateria no meu CX-30, comprado há 3 semanas. Liguei para um revendedor e eles estão procurando uma atualização de software.
A bateria estava cheia, eu dirigi 60 km e depois 30 km. Na manhã seguinte, abri as portas e a mala.
Depois de cerca de 15 minutos, apareceram mensagens: BATERIA FRACA e LIGUE O MOTOR PARA CARREGAR A BATERIA.
Eu medi a voltagem restante, e era 12,3 V.
Alguém sabe se existe uma solução funcional para este problema?

Cumprimentos Ari
A mensagem é mais um aviso de que a bateria pode descarregar, mas passe isso para o seu revendedor para comentários. A Mazda resolveu o meu e os carros de muitos outros membros. Não tive mais problemas desde que as atualizações foram aplicadas em abril.

Discussion starter · #30 ·
Recebi o carro em 27 de julho.

30 de julho, alarme de bateria fraca acende - falei com o revendedor que disse que provavelmente devido ao veículo não ter sido usado durante o transporte para o revendedor e que o alarme vai desaparecer depois que o carro fizer algumas viagens, então fui para casa e coloquei o carregador CTech na bateria.

3 de agosto e 7 de agosto fiz algumas corridas de cerca de 150 km e em 21 de agosto tive alarme novamente.

24 de agosto, o carro foi para a primeira revisão e o revendedor disse para trazer o carro novamente no dia seguinte para que eles pudessem verificar. Bateria verificada para ser 725 cca (deveria ser 520 cca) então tudo bem.

30 de julho voltei ao revendedor porque o alarme ainda estava aparecendo. Eles substituíram a bateria.

31 de agosto dirigi 250 km e voltei no dia seguinte.

3 de setembro alarme novamente, então fui ao revendedor e o carro está agora agendado para testes adicionais em 7 de setembro.

Hoje notei um problema potencial onde o fio negativo da bateria está conectado ao chassi (topo da torre de suspensão). A rosca fêmea é pintada no meu carro, então passei um macho por ela e apliquei um pouco de Alminox na rosca do parafuso para melhorar a condutividade, pois já tive esse tipo de problema antes. Fechei o capô e abri a porta - sem alarme!

Isso pode ser uma causa do problema - vou esperar até que o revendedor o tenha verificado novamente e, se nenhuma ação for tomada, esperarei para ver como vai por uma ou duas semanas.

Continua, Dino
Dino

Como você quer que eu registre as informações acima? Se for a conexão do chassi como você diz, então não é estritamente o problema de descarga da bateria (que foi a causa raiz para muitos membros).

Discussion starter · #31 ·
Estou interessado em saber se existe uma solução, pois não consigo confiar no meu cx30. Depois de 8 semanas, ele morreu. Tive que ligar para a assistência da Mazda, que me informou que a bateria estava descarregada. Eles o levaram ao meu revendedor local, que subsequentemente disse que eu precisava dirigi-lo de 20 a 30 milhas a cada dois dias e, caso contrário, precisava colocá-lo para carregar. Fomos ao showroom e eles disseram que entrariam em contato, mas não o fizeram até que eu colocasse algo em seus comentários. Meu marido falou com eles ontem e perguntou o que acontece se o deixarmos no aeroporto e formos embora por 2 ou 3 semanas e eles disseram para ligar para a assistência, mas eles só levarão seu carro a 25 milhas ou você pode deixá-lo em carga lenta.
Bem-vindo ao fórum.

Isso não é aceitável. Um carro (particularmente um carro novo como o CX-30) deve ficar parado por cerca de duas semanas. Se esta é a melhor oferta que seu revendedor pode oferecer, sugiro que você eleve o problema à Mazda UK - ou pergunte a outro revendedor.

Enquanto você lê isso, reserve um momento e atualize seu perfil. Isso ajuda você se tiver dúvidas sobre seu carro e ajuda outras pessoas a saber qual carro você tem para que possam dar a melhor resposta. Complete seu perfil assim:
  1. Vá para o canto superior direito, clique no seu avatar e depois clique em Configurações da conta
  2. Em seguida, no campo Localização, insira sua 'Localização' (a cidade e o país em que você mora).
  3. Em Detalhes do veículo: insira seu modelo CX-30, motor e ano.
  4. Role para baixo e clique em Salvar
Se você é novo em fóruns ou no formato deste fórum, então leia nossa introdução aqui.
Para referência, aqui estão nossas Regras do fórum.

Dino

Como você quer que eu registre as informações acima? Se for a conexão do chassi como você diz, então não é estritamente o problema de descarga da bateria (que foi a causa raiz para muitos membros).
Olá Savcom,
O veículo foi levado de volta ao departamento de serviço dos revendedores e um patch de software foi aplicado que desliga o MRCC após a ignição ser desligada.
Eu vi o documento que eles têm sobre isso que confirma que esta é a causa do problema de alarme de bateria fraca.

A rosca pintada não é a causa, apenas uma anomalia que eu pensei que pode ter contribuído para o problema devido à minha experiência passada com problemas elétricos com veículos (sou um técnico de comunicações de rádio aposentado).

Adicionei mais detalhes sob outro título sobre este assunto e, além disso, não tive nenhuma descarga da bateria nas últimas 4 noites - eu tinha conectado um dispositivo de monitoramento de bateria Matson à bateria cerca de 2 semanas atrás e verifico a voltagem diariamente (comprei o meu na Supercheap).

O técnico da concessionária também me mostrou que o ponto de detecção de alarme de baixa tensão está definido em 12,5 volts.

Meu carro tem um selo de data de fabricação de 7/21 na placa australiana e não sei a data real de fabricação, levando-me a ter a preocupação de que alguém (Mazda Austrália como importador, o fabricante ou a concessionária) não esteja aplicando o novo software (firmware) aos carros novos que estão sendo entregues. Parece haver um problema de comunicação no sistema.

Não tenho certeza de como obter as informações para os compradores de carros novos sobre como garantir que seu carro novo foi reprogramado para corrigir esse problema.

Saudações, ..

A mensagem é mais um aviso de que a bateria pode ficar fraca, mas passe isso para o seu revendedor para comentários. A Mazda resolveu o meu e os carros de muitos outros membros. Não tive mais problemas desde que as atualizações foram aplicadas em abril.
Olá!
Falei com o revendedor e levarei meu carro para a revisão. Eles verificarão o carro e atualizarão o software, se aplicável.
Eles também trocam o óleo do motor e o filtro, sem custo extra para mim, bom serviço :).

Cumprimentos Ari

Hoje, tive o meu segundo problema de bateria. Desculpe, não consegui registar o primeiro, mas as circunstâncias são as mesmas.
  • limpeza e aspiração do interior do meu carro e recebi o aviso de que a bateria de 12 V está muito baixa
  • Antes da limpeza. Coloquei o chaveiro numa bolsa de Faraday e desliguei as luzes interiores quando a porta estivesse aberta
  • 2021 CX-30 select AWD
  • Liguei o carro durante 10 minutos e o aviso desapareceu.
  • Ainda não contactei o concessionário, mas vou fazê-lo.
  • ATUALIZAÇÃO: liguei para a concessionária e o serviço disse que era um problema conhecido e a resposta deles foi manter o meu carro a funcionar durante a limpeza. Ela disse que não havia solução, incluindo uma atualização de software, que eu pensava que havia

Hoje eu experimentei meu segundo problema de bateria. Desculpe, não consegui registrar o primeiro, mas as mesmas circunstâncias.

• limpeza e aspiração do interior do meu carro e recebimento do aviso de bateria de 12v muito baixa

• Antes da limpeza. Coloquei o chaveiro em uma bolsa faraday e desliguei as luzes internas quando a porta estivesse aberta

• 2021 CX-30 select AWD

• Liguei o carro por 10 minutos e o aviso desapareceu.

• Ainda não entrei em contato com a concessionária, mas vou fazê-lo.

• ATUALIZAÇÃO: liguei para a concessionária e o serviço disse que era um problema conhecido e a resposta deles foi manter meu carro funcionando durante a limpeza. Ela disse que não havia solução, incluindo uma atualização de software, que eu achava que havia
Desde que você não esteja com problemas para reiniciar, não há necessidade de desperdiçar combustível rodando o tempo todo que você está limpando. A execução de 5 minutos necessária é para redefinir o computador. É insignificante para realmente recarregar a bateria. Eu nem perco os 5 minutos, a menos que eu não vá usar o carro por um tempo. O alerta aparecerá na próxima vez que você abrir uma porta. Sem problemas - dirija como de costume e ele desaparecerá.

Este tópico é um registro de quando os membros são afetados pelo problema de bateria fraca nos modelos Mazda CX-30 2019/2020/2021 em todos os mercados.

Isso é resultado de solicitações de membros que são afetados para que alguma forma de evidência possa ser reunida em um só lugar.

Para informações básicas, os seguintes tópicos devem ser revisados:

Para adicionar seu registro, basta inserir as seguintes informações em uma nova postagem abaixo:

• Quando e onde o incidente ocorreu

• Qual foi o incidente (aviso de bateria fraca / falha ao iniciar etc.)

• O modelo e o ano do seu carro

• O carro precisou ser recuperado do incidente

• Um revendedor esteve envolvido

• (se conhecido) a atualização de descarga da bateria foi aplicada pela Mazda
Podemos atualizar isso à medida que as coisas continuam.
Para manter o tópico organizado, removo as postagens assim que os detalhes forem inseridos na tabela.
Desde a compra, 15/08/2021 (há um mês)
em casa, aspirando o interior com 4 portas abertas, nada mais ligado
em outros lugares ouvindo música no modo ACC após 10 minutos (várias vezes)
Uma vez, quando saí de manhã para ir trabalhar com algumas paradas. Começou assim que abri a porta pela manhã, 2 milhas depois na primeira parada fez a mesma coisa, e na segunda parada a 1/4 de milha de distância. Sempre começou bem. após uma viagem de 5 milhas para o escritório, sem mais problemas.
2021 Premium, 850 milhas. É simplesmente irritante, até agora.
Nenhum revendedor envolvido, não houve nenhuma atualização desde a entrega.

Este tópico é um registro de quando os membros são afetados pelo problema de bateria fraca nos modelos Mazda CX-30 2019/2020/2021 em todos os mercados.

Isso é resultado de solicitações de membros que são afetados para que alguma forma de evidência possa ser reunida em um só lugar.

Para adicionar seu registro, basta inserir as seguintes informações em uma nova postagem abaixo:

• Qual foi o incidente (aviso de bateria fraca/não ligou, etc.)

Podemos atualizar isso à medida que as coisas continuam.
Para manter o tópico organizado, removerei as postagens assim que os detalhes forem inseridos na tabela.

• Quando e onde o incidente ocorreu - Casa; carro retirado em 8 de setembro de 2021

• Qual foi o incidente (aviso de bateria fraca/não ligou, etc.) - 6 incidentes de "risco de bateria fraca" entre 10 e 15 de setembro; 180 milhas percorridas desde a entrega

• O modelo e o ano do seu carro - 2021, CX30, AWD, 2.5NA

• O carro precisou ser recuperado do incidente - Não

• Um revendedor esteve envolvido - Via e-mail e telefonema com o gerente de serviço; uma consulta será feita para diagnóstico

• (se conhecido) a atualização de descarga da bateria foi aplicada pela Mazda - Não

• Qual foi o incidente (aviso de bateria fraca/falha ao ligar, etc.)

Poderemos atualizar isso à medida que as coisas avançam.
Para manter o tópico organizado, removerei as postagens assim que os detalhes forem inseridos na tabela.
Quero compartilhar algumas informações sobre o problema que estou enfrentando. Abaixo está um gráfico mostrando as alterações na voltagem da minha bateria ao longo de vários dias. Condições: carro na garagem, vidros levantados, chaveiro a 15 metros do carro, portas trancadas até que a medição da voltagem seja feita. Bateria carregada duas vezes com capacidade total.

Resumo rápido: queda de voltagem de 1 dia ~25% da carga da bateria; queda de voltagem de 2 dias ~40% da carga da bateria.

O carro foi para a concessionária esta manhã:
Image

Acho que precisamos colocar tudo em perspectiva. Parece que o aviso de risco de bateria fraca e as instâncias reais de bateria de 12V descarregada não estão intimamente relacionados. Portanto, acho que o log com problemas relacionados ao aviso de risco de bateria fraca deve ser específico para a geração 2021 do CX-30 e, talvez, um log separado seja necessário para descarga rápida da bateria e eventos de bateria descarregada.

A geração 2019-2020 da plataforma Mazda MHEV teve problemas completamente diferentes com a descarga de 12V e estes foram eventualmente resolvidos por atualizações de software. O aviso "RISCO DE BATERIA FRACA. LIGUE O VEÍCULO PARA CARREGAR A BATERIA DE 12V" foi uma tentativa terrível da Mazda de resolver problemas de gerenciamento de energia da bateria nos modelos 2021 por meio de engenharia social, em vez de uma solução técnica adequada. Aparentemente, eles tiveram tantas chamadas de assistência rodoviária da Mazda relacionadas a baterias de 12V descarregadas nos modelos 2019-2020 (custando-lhes muito dinheiro) que decidiram assustar os proprietários, gerando este aviso absolutamente inútil, enganoso e falso, que não tem relação com o estado real de carga da bateria. Ele é simplesmente gerado pela Mazda quando o tempo de ativação da rede do veículo atinge 30 minutos cumulativos sem que o motor esteja funcionando. A ironia é que, estando tão preocupada com o risco de bateria fraca, a Mazda então prossegue com o desperdício de preciosa energia de 12V na execução da tela multifuncional completa e aviso sonoro por 30 segundos apenas para anunciar suas preocupações. É flagrante que o uso de energia elétrica no veículo sem o motor funcionando acabará por descarregar a bateria de 12V. A Mazda poderia simplesmente ter colocado um adesivo no painel indicando o óbvio.

Essa limitação de tempo de 30 minutos, selecionada arbitrariamente pela Mazda, é ridiculamente curta para o uso diário de um carro familiar. Eu possuo o carro desde 23 de julho de 2021 e, até agora, só consegui 3 dias sem ser atormentado por este aviso idiota. Minha rotina diária de uso do carro envolve abrir/fechar a tampa traseira uma vez e várias aberturas/fechamentos de portas sem o motor funcionando, o que parece ser suficiente para acionar o alarme. Não acho que essa rotina seja irracional para o uso de um carro familiar, em particular, se você tiver filhos e precisar trocar as cadeiras de criança entre os veículos. Também tomo todas as precauções possíveis para reduzir esses avisos, mantendo o interruptor de intertravamento da porta DESLIGADO, as chaves em bolsas de bloqueio RFID longe do carro, o carro destravado sempre que possível para evitar travamentos/destravamentos desnecessários, tendo as "luzes de saída de casa" desativadas e ainda não consigo evitar acionar este aviso diariamente. Até agora, precisei limpar o interior 5 vezes e cada uma delas também gerou o aviso. Durante as primeiras semanas de posse, fiz inúmeros testes e experimentos e sempre tive este aviso acionado quando o estado real de carga da bateria (SOC) era de 95% ou mais e o estado de saúde (SOH) de 98% ou mais. Bizarramente, este aviso é gerado mesmo quando o carro está conectado a um carregador lento e a bateria está indicando 100% de estado de carga e 100% de estado de saúde. Em certas circunstâncias, posso acionar este aviso simplesmente abrindo e fechando portas previamente destravadas 6 vezes. É impossível parar ou desativar este aviso sem ligar o motor. Segui o conselho da Mazda e liguei o motor em marcha lenta por 7 minutos (adicionado 2 minutos "só por precaução"). Isso resultou em meu SOC da bateria sendo 1% menor após o funcionamento do motor do que era quando o aviso foi acionado. Esta é a "obra-prima" da engenharia da Mazda para você.

Não adianta ir ao revendedor, pelo menos no Reino Unido, pois eles são reféns da situação da mesma forma que o resto de nós. Infelizmente, este aviso não pode ser desativado nem por usuários nem por revendedores até que a Mazda lance uma atualização de software. Também é impossível desativar a parte de áudio deste aviso ou reduzir a duração dos toques de 30 segundos para algo menos irritante. Pedi ao meu revendedor que fizesse alguma pressão sobre a Mazda para agilizar a solução, mas eles, compreensivelmente, se recusaram. Eu não posso culpá-los. Quem ousa morder a mão que te alimenta?
Minha experiência de propriedade foi totalmente arruinada e fiquei doente e cansado do toque diário. Portanto, lancei uma reclamação oficial à Mazda UK sobre esta terrível "melhoria" de um veículo excelente. Em sua resposta, a Mazda reconheceu que sua solução para o problema não era ideal e disse que estava considerando aumentar o cronômetro de 30 minutos para algo mais realista e prático. No entanto, parece que eles não veem nenhuma urgência em fazê-lo, pois não têm data para o lançamento da atualização de software proposta e até sugeriram o próximo ano como uma possibilidade remota. Parece ridículo que uma tarefa simples de aumentar o parâmetro do cronômetro no software (provavelmente uma variável simples) exija mais de um ano para ser implementada. Ou eles têm engenheiros de software incompetentes ou simplesmente não se importam.

de minha correspondência e conversas telefônicas subsequentes com a Mazda UK, aprendi que quase não houve reclamações sobre os avisos de risco de bateria fraca e que, do ponto de vista deles, é apenas um pequeno inconveniente para alguns "infelizes" como eu que reclamam sobre isso. Aparentemente, o resto dos proprietários está "feliz como Larry" com este aviso.

Se levarmos a sério os problemas de risco de bateria fraca e quisermos forçar a Mazda a fazer algo sobre isso o mais rápido possível, então precisamos começar a fazer reclamações oficiais aos escritórios regionais corporativos em vez de concessionárias. Como mencionei antes, os revendedores relutam em repassá-lo à empresa, então a abordagem direta é a única maneira de registrar a reclamação para a qual a Mazda precisa responder e agir. Eu acho que alguém na Mazda lê ocasionalmente comentários em fóruns como este, mas para eles isso é apenas uma "leitura antes de dormir", pois eles não têm obrigações de considerar ou responder aos nossos comentários. Para os proprietários do Reino Unido, se você quiser fazer uma reclamação, basta enviá-la por e-mail para mmukassistance@mazdaeur.com.

A Mazda também esconde convenientemente sua "inovação" de potenciais clientes, pois ela ainda não é mencionada no Manual do Proprietário ou em qualquer outra documentação e os revendedores a escondem em seus showrooms, seguindo as instruções SA-005/21 da Mazda. Li muitas análises profissionais e de proprietários do CX-30 online. Todos são gloriosos e nenhum menciona o aviso de risco de bateria fraca. A Mazda, como qualquer outra corporação, entende apenas uma linguagem e é a linguagem do dinheiro. Eles só começarão a considerar seriamente os problemas se eles causarem perda de vendas potenciais por meio de avaliações ruins.

Acho que precisamos colocar tudo em perspectiva. Parece que o aviso de risco de bateria fraca e as instâncias reais de bateria de 12V descarregada não estão intimamente relacionados. Portanto, acho que o log com problemas relacionados ao aviso de risco de bateria fraca deve ser específico para a geração 2021 do CX-30 e, talvez, um log separado seja necessário para descarga rápida da bateria e eventos de bateria descarregada.

A geração 2019-2020 da plataforma Mazda MHEV teve problemas completamente diferentes com a descarga de 12V e estes foram eventualmente resolvidos por atualizações de software. O aviso "RISCO DE BATERIA FRACA. LIGUE O VEÍCULO PARA CARREGAR A BATERIA DE 12V" foi uma tentativa terrível da Mazda de resolver problemas de gerenciamento de energia da bateria nos modelos 2021 por meio de engenharia social, em vez de uma solução técnica adequada. Aparentemente, eles tiveram tantas chamadas de assistência rodoviária da Mazda relacionadas a baterias de 12V descarregadas nos modelos 2019-2020 (custando-lhes muito dinheiro) que decidiram assustar os proprietários, gerando este aviso absolutamente inútil, enganoso e falso, que não tem relação com o estado real de carga da bateria. Ele é simplesmente gerado pela Mazda quando o tempo de ativação da rede do veículo atinge 30 minutos cumulativos sem que o motor esteja funcionando. A ironia é que, estando tão preocupada com o risco de bateria fraca, a Mazda então prossegue desperdiçando a preciosa energia de 12V na execução do display multifuncional completo e no aviso sonoro por 30 segundos apenas para anunciar suas preocupações. É flagrante que o uso de energia elétrica no veículo sem o motor funcionando acabará por descarregar a bateria de 12V. A Mazda poderia simplesmente ter colocado um adesivo no painel indicando o óbvio.

Essa limitação de tempo de 30 minutos, selecionada arbitrariamente pela Mazda, é ridiculamente curta para o uso diário de um carro familiar. Eu sou dono do carro desde 23 de julho de 2021 e, até agora, só consegui 3 dias sem ser atormentado por este aviso idiota. Minha rotina diária de uso do carro envolve abrir/fechar a porta traseira uma vez e várias aberturas/fechamentos de portas sem o motor funcionando, o que parece ser suficiente para acionar o alarme. Não acho que essa rotina seja irracional para o uso de um carro familiar, em particular, se você tiver filhos e precisar trocar as cadeiras de criança entre os veículos. Também tomo todas as precauções possíveis para reduzir esses avisos, mantendo o interruptor de intertravamento da porta desligado, as chaves em bolsas de bloqueio RFID longe do carro, o carro destravado sempre que possível para evitar travamentos/destravamentos desnecessários, tendo as "luzes de saída de casa" desativadas e ainda não consigo evitar acionar este aviso diariamente. Até agora, precisei limpar o interior 5 vezes e cada uma delas também gerou o aviso. Durante as primeiras semanas de posse, fiz inúmeros testes e experimentos e sempre tive este aviso acionado quando o estado real de carga (SOC) da bateria era de 95% ou mais e o estado de saúde (SOH) de 98% ou mais. Bizarramente, este aviso é gerado mesmo quando o carro está conectado a um carregador lento e a bateria indica 100% de estado de carga e 100% de estado de saúde. Em certas circunstâncias, posso acionar este aviso simplesmente abrindo e fechando portas previamente destravadas 6 vezes. É impossível parar ou desativar este aviso sem ligar o motor. Segui o conselho da Mazda e liguei o motor em marcha lenta por 7 minutos (adicionado 2 minutos "só por precaução"). Isso resultou em meu SOC da bateria sendo 1% menor após o funcionamento do motor do que era quando o aviso foi acionado. Esta é a "obra-prima" da engenharia da Mazda para você.

Não adianta ir ao revendedor, pelo menos no Reino Unido, pois eles são reféns da situação da mesma forma que o resto de nós. Infelizmente, este aviso não pode ser desativado nem pelos usuários nem pelos revendedores até que a Mazda lance uma atualização de software. Também é impossível desativar a parte de áudio deste aviso ou reduzir a duração dos toques de 30 segundos para algo menos irritante. Pedi ao meu revendedor que fizesse alguma pressão sobre a Mazda para agilizar a solução, mas eles, compreensivelmente, se recusaram. Eu não posso culpá-los. Quem ousa morder a mão que te alimenta?
Minha experiência de propriedade foi totalmente arruinada e fiquei doente e cansado do ding-dong diário. Portanto, lancei uma reclamação oficial à Mazda UK sobre esta terrível "melhoria" de um veículo excelente. Em sua resposta, a Mazda reconheceu que sua solução para o problema não era ideal e disse que estava considerando aumentar o cronômetro de 30 minutos para algo mais realista e mais prático. No entanto, parece que eles não veem nenhuma urgência em fazê-lo, pois não têm data para o lançamento da atualização de software proposta e até sugeriram o próximo ano como uma possibilidade remota. Parece ridículo que uma tarefa simples de aumentar o parâmetro do cronômetro no software (provavelmente uma variável simples) exija mais de um ano para ser implementada. Ou eles têm engenheiros de software incompetentes ou simplesmente não se importam.

De minha correspondência subsequente e conversas telefônicas com a Mazda UK, aprendi que quase não houve reclamações sobre os avisos de risco de bateria fraca e que, do ponto de vista deles, é apenas um pequeno inconveniente para alguns "miseráveis" como eu que reclamam sobre isso. Aparentemente, o resto dos proprietários está "feliz como Larry" com este aviso.

Se estamos falando sério sobre os problemas de risco de bateria fraca e queremos forçar a Mazda a fazer algo sobre isso o mais rápido possível, então precisamos começar a fazer reclamações oficiais aos escritórios regionais corporativos em vez de concessionárias. Como mencionei antes, os revendedores relutam em repassá-lo para a empresa, então a abordagem direta é a única maneira de registrar a reclamação para a qual a Mazda precisa responder e agir. Eu acho que alguém na Mazda lê ocasionalmente comentários em fóruns como este, mas para eles isso é apenas uma "leitura para dormir", pois eles não têm obrigações de considerar ou responder aos nossos comentários. Para os proprietários do Reino Unido, se você quiser fazer uma reclamação, basta enviá-la por e-mail para mmukassistance@mazdaeur.com.

A Mazda também esconde convenientemente sua "inovação" de potenciais clientes, pois ela ainda não é mencionada em seu Manual do Proprietário ou em qualquer outra documentação e os revendedores a escondem em seus showrooms, seguindo as instruções SA-005/21 da Mazda. Li muitas análises profissionais e de proprietários do CX-30 online. Todos são gloriosos e nenhum menciona o aviso de risco de bateria fraca. A Mazda, como qualquer outra corporação, entende apenas uma linguagem e é a linguagem do dinheiro. Eles só começarão a considerar seriamente os problemas se eles causarem a perda de vendas potenciais por meio de más avaliações.

21 - 39 of 97 Posts